Dar ao homem o poder para fazer uma escolha independente não diminui o controle de Deus sobre todas as coisas. Sendo onipotente e onisciente, Deus certamente poderia arranjar as circunstâncias para impedir que as escolhas erradas do homem possam frustrar Seus propósitos. De fato, Deus poderia até usar o livre-arbítrio do homem para ajudar a cumprir Seus próprios planos e por meio disso ser ainda mais glorificado. Porém, o grande plano de Deus desde a fundação do mundo para conceder ao homem o dom de Seu amor impede qualquer ação para forçar esse dom sobre qualquer um de nós. Tanto o amor quanto os dons de qualquer espécie e até a salvação devem ser pedidos e recebidos voluntariamente.
Até mesmo nas situações difíceis da nossa vida quando precisamos de uma intervenção do Senhor, esta deve ser desejada e pedida através da oração. Neste sentido, Jesus ensina: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá” (Lc 11,9-10). A nós, não custa lembrar: Deus espera por nossas orações.
Talvez em nenhum outro momento da história, a humanidade necessitou tanto da ajuda de Deus quanto nos dias atuais. Por isso o Papa Francisco tem pedido que oremos pela situação do povo e do mundo e pela unidade dos cristãos. É preciso construir um muro de súplica em favor da humanidade para que o Senhor intervenha com braço forte.
O próprio Jesus ensina que devemos pedir e promete que aquele que pede alcança. Jesus também recomenda que a nossa oração seja insistente como quem incomoda, ou seja, uma oração persistente até alcançar a graça. Deus quer ser "incomodado" pelas nossas orações! Portanto, peça e espere a providência de Deus.
O mundo necessita de intercessores que se mantenham fieis em sua missão. Já nos dias do profeta Ezequiel, a necessidade de intercessores que intercedessem para que a ira de Deus não fosse colocada em efeito, era evidente. Deus precisava de alguém que fosse colocado na brecha, mas não achou. E hoje? Será que você tem se colocado na brecha, isto é, na posição de intercessor? Você crê realmente que a ação de Deus acontece na humanidade como resultado das nossas orações e, por outro lado, deixa de acontecer quando não oramos?
Deus está buscando pessoas que se coloquem nas brechas e tapem as fendas que surgem no muro que impede Satanás de invadir nossa vida. Essa tarefa envolve, especificamente, a oração de intercessão. O Senhor honra nossa intercessão em prol do seu Reino. Sobre isso encontramos várias confirmações nas Escrituras:
a) Abraão intercedeu pela família do seu sobrinho Ló (Gn 18,22-33);
b) Moisés intercedeu a favor do povo de Israel (Êxodo 32,9-14; Dt 9,18);
c) Novamente, Moisés intercedeu pelo povo de Israel quando eles batalhavam contra os amalecitas (Êxodo 17,8-13);
d) Neemias orou pela reconstrução da cidade de Jerusalém (Neemias 1,4-11).
Em cada um desses exemplos, a mão poderosa de Deus foi movida pela oração de intercessão de homens tementes a Ele.
Coisas acontecem porque oramos! Você está disposto a colocar-se na brecha?
Deus procura pessoas assim! Deus precisa de Você! Comece a repensar sua vida.
Ore mais e mais. Coloque-se na brecha.
Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão
Intenções para este mês de julho
1. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo.
2. Pelos encontros nacionais promovidos pela RCCBRSIL:
a) Encontro Nacional de Comunicadores de Grupo de Oração, 03 a 05/07/15.
b) Encontro Nacional de Formação Ministério de Oração por Cura e Libertação, 21 a 23/08/15
c) Encontro Nacional do Ministério para as Famílias, 10 a 12/07/15.
3. Pela unidade entre todos os membros da RCC do Brasil.
4. Pela Reunião de Oração do seu Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de Oração).
5. Pelos Grupos de Oração na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
6. Pelos Ministérios da RCC no seu Grupo de Oração, Diocese, Estado e no Brasil.
7. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.
8. Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.
9. Pelos eventos de evangelização da RCC no seu Grupo de Oração, na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
10. Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional neste ano.
11. Pelas coordenações do seu Grupo de Oração, da RCC na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil (Coordenadora Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).
12. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelo seu Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.
13. Pelas casas de missão da RCCBRASIL e pelos missionários e missionárias.
14. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.
15. Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram para a moção da Reconstrução.